quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Lançando os alicerces do muro

De 01 de setembro a 22 de outubro estaremos envolvidos em um grande desafio: conquistar 12 novas pessoas por célula e passar todas as famílias envolvidas na visão por um profundo processo de restauração familiar, através da Rede Familiar.
Temos dito que cada um desses dias terá peso de 7 em conquista e frutificação. Assim, serão 52 dias nos quais conquistaremos territórios que, naturalmente, demandariam 01 ano para conquistarmos. Estaremos erguendo muros nas nossas famílias e em nosso ministério, tal como fez Neemias.
Neemias era judeu e servia no palácio do rei da Pérsia como copeiro. Era um homem que temia a Deus e de coração sensível a voz do Espírito Santo. Um líder de visões e sonhos. Um homem de conquista. Ao tomar conhecimento que o remanescente que havia permanecido em Jerusalém estava em miséria e desprezo e que os muros da cidade estavam derribados e suas portas queimadas, Neemias não se deixou dominar pela situação. Pelo contrário, começou a pintar um novo quadro, começou a visualizar uma nova realidade, passou a sonhar com a restauração do seu povo. Neemias sabia que aquela era o tempo de Deus restaurar a cidade de Jerusalém. A partir dessa visão, Deus deu a Neemias uma meta. Mas o que é uma meta?

META = TAREFA + PRAZO

A meta de Neemias seria restaurar os muros de Jerusalém (tarefa) em 52 dias (prazo). Restaurar os muros de Jerusalém representava a restauração do povo de Deus. Era uma tarefa impossível aos olhos humanos. Contudo, Neemias não pôs seus olhos nas circunstâncias. Pelo contrário, apegou-se firmemente à visão que Deus lhe havia dado. Não duvidou, não resistiu, não levantou argumentos. Pelo contrário, obedeceu.
Assim sendo, como em toda construção, o primeiro cuidado de Neemias consistiu em lançar os fundamentos desse muro. O fundamento é aquilo que dá firmeza, sustentabilidade. Jesus disse que toda casa precisa ser construída na rocha, para que quando venham os ventos e a chuva não caia. Antes de edificar os muros, Neemias lançou, portanto, os seguintes fundamentos:

1. QUEBRANTAMENTO (1.4). O coração quebrantado atrai a presença de Deus (Sl 34.18; 51.17). O quebrantamento renova nossa mente e quebra fortalezas e moldes que limitam nosso crescimento. Quando nos quebrantamos diante do Senhor, Ele vivifica nosso espírito (Is 57.17).

2. ORAÇÃO E JEJUM (1.4). Não tem como desvincularmos oração de jejum. São práticas espirituais intimamente ligadas uma a outra. A oração e o jejum constituem-se armas de guerra e fatores decisivos para o sucesso. Orar é muito mais do que falar com Deus. É através da oração podemos desfrutar de comunhão com o Senhor. O jejum nasce da idéia de um mover de oração tão intenso que somos convidados a deixar de lado coisas lícitas, justas, para dedicarmos toda a força e energia do corpo, alma e espírito no exercício da oração. A função do jejum é crucificar a carne, mortificá-la. Nosso espírito é fortalecido na proporção em que a carne é enfraquecida.

3. INTERCESSÃO (1.6,7). Interceder é colocar-se diante de Deus em favor de alguém. Melhor. Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear sua causar como se fora sua. Neemias é exemplo de intercessor. Em seu clamor, fez menção da aliança e da promessa de Deus, confessou o pecado do povo e clamou por misericórdia.

4. FAVOR DO SENHOR (1.11; 2.4-8). Muitos argumentos poderiam ser colocados: a) não tenho ninguém comigo; b) não tenho dinheiro; c) não vai dar tempo. Contudo, Neemias entendeu que o que ele realmente carecia não era de vários operários de uma grande empresa de engenharia civil, ou de grandes fortunas, ou de vários meses para aquela tarefa, mas do favor do Senhor. Favor significa mercê, graça, obséquio. Neemias alcançou o favor do rei para um tempo certo. Conseguiu cartas que o respaldavam para cumprir aquela missão. Ter o favor do Senhor é ter a Sua mão sobre mim.